Página Inicial > Cão Terapia > Informações sobre a Cão Terapia

Informações sobre a Cão Terapia

17, novembro, 2009

outdoor_caoterapia

 

Querido(a) Voluntário(a),

A Cão Terapia é um projeto da OBA! (Organização Bem-Animal) criado em 2007, em parceria com a Diretoria do Bem-Estar Animal, para amenizar o estresse dos animais que estão no Centro de Zoonoses de Florianópolis e, principalmente, para divulgá-los para adoção.
A Cão Terapia só pode acontecer graças à participação maravilhosa dos voluntários.
Assim, para que seja cada vez melhor para os patudinhos e agradável para as pessoas, repassamos algumas orientações e regrinhas (leia tudo, por favor!).

INFORMAÇÕES GERAIS

1- Todos os animais que estão no CCZ foram retirados pela Diretoria do Bem-Estar Animal (com Boletim de Ocorrência) de situações de maus-tratos. E estão à espera de uma família que os adote.
Encaminhar estes bichinhos para ADOÇÃO é o principal objetivo da Cão Terapia.

As adoções são feitas durante a Cão Terapia ou, de segunda a sexta, das 9h às 17h30, no mesmo local.

2- Todos os animais adultos são vacinados, castrados, desverminados e chipados. Os filhotes são vacinados, chipados, desverminados e saem para adoção com a castração obrigatória gratuita garantida.

3- PETISCOS: São doados pelos voluntários. Por isso, pedimos que cada um traga um pouco de petisco e entregue na corda, onde são montadas as porções para cada cão. Petiscos permitidos: biscoitos, palitos brancos mais grossos e bifinhos. Petiscos proibidos: sachês (só com autorização), biodogs (com autorização), ossos de qualquer tipo e comidinhas humanas (bolachas, salsicha, salames etc.). Os lanches são fundamentais para os cães terem confiança nas pessoas, mas devem ser oferecidos com moderação para não fazer mal aos animais. ATENÇÃO! Os petiscos são entregues em copos plásticos reutilizáveis, que devem ser devolvidos na corda.

4- Saída e devolução dos cães: feitas pela ordem dos canis. Dependendo do nº de voluntários, os cães saem em 3 ou 4 rodadas e ficam mais ou menos tempo fora (cerca de 45 minutos). O primeiro canil sempre sai antes por uma questão de segurança, pois é o mais numeroso.

5- Bandanas coloridas: cada cão tem uma bandana na sua guia que indica o canil (rosa – canil 1; verde – canil 2; azul – canil 3; marrom – canil 4; branca – canil 5; lilás – canil 6 ; laranja – canil 7; preto – canil 8; cinza – canil 9; roxo – canil 10; azul-claro – canil 11; amarelo – área interna; azul-marinho – lateral esquerda; bege – lateral direita; salmão – canis das bananeiras) e ajuda na identificação e devolução dos cães.

6- Bandanas c/VERMELHO:  sinalizam cães dominantes que costumam “encrencar” com outros (por ciúme do voluntário) quando estão na guia. Estes cães são amorosos com as pessoas, mas devem FICAR LONGE dos outros. Cães de canis diferentes (cor da bandana) não se conhecem.

7- Crianças: devem ficar O TEMPO TODO COM UM ADULTO e monitoradas no trato com os bichinhos. Crianças com menos de 10 anos não podem guiar cães sozinhas (filhotes ou adultos). As crianças não devem correr e/ou gritar no pátio, pois muitos cães são traumatizados e podem ter reação inesperada.

8- Corda: os voluntários não podem ultrapassá-la e ir até os canis. Aproxime-se da corda somente para receber e devolver os cachorros; não fique parado ali conversando ou com o animal querendo passear.

9- Acesso aos canis, internação e gatil interno: RESTRITO aos coordenadores e voluntários solicitados, por exigência do Centro de Zoonoses. Se quiser interagir com os gatos, peça a uma coordenadora, que o acompanhará até o gatil externo.

10- CACAS: devem ser recolhidas e jogadas nas LIXEIRAS, com a sacolinha fechada. Há porta-saquinhos (vermelhos) pendurados nas lixeiras. Se possível, pedimos que o voluntário traga sacolinhas de supermercado.

11- COLEIRAS e guias: a maioria dos cães tem 2 guias por garantia em caso de rompimento do gancho. Segure a guia com firmeza e NUNCA SOLTE O CÃO. E também NUNCA afrouxe a coleira sem perguntar para um coordenador. O cão pode escapar.

12- Coordenadores e colaboradores especiais: voluntários com nome no crachá.

13- Carinho: TODOS os cães precisam de afeto, inclusive os que saem com as bandanas vermelhas! Alguns são tímidos e sentem medo, por isso devem ser tratados com paciência e calma.

14- Nem sempre é possível passear com um cão de tamanho, característica, comportamento específico. Se o voluntário quiser outro cão, pode trocar com um voluntário ou falar com um coordenador. Todos os cães precisam de atenção!

15- Filhotes: são frágeis, não sabem andar na guia e devem ficar longe dos cães adultos, que não os conhecem.

16- Grama: os cães adoram ficar na grama. Eles precisam se exercitar quando saem do canil cheios de energia. Não deixe o animal parado se ele quiser se movimentar.

17- Água: levar os cães para beber água nas bacias que ficam no pátio e, em dias mais quentes, mantê-los na sombra.

18- Animais de fora: não é permitida a entrada de qualquer animal de terceiros durante a Cão Terapia.

19- Doações de ração/medicamentos: podem ser deixadas na Cão Terapia e atendem os animais carentes amparados pela OBA! (Organização Bem-Animal) nos Mutirões Mata-Fome. Quem quiser participar dos mutirões pode conversar com um coordenador.

20- A Cão Terapia aceita doações de coleiras e guias – novas ou usadas (em bom estado) – e de cobertores/carpetes/tapetes/caminhas/edredons/colchas/toalhas/lençóis etc. para aquecer os peludos no inverno.

REGRINHAS BÁSICAS

1- Ao chegar, procure sempre pela voluntária responsável pela entrega dos crachás e orientações. E lembre de devolver o crachá na saída.

2- Fique atento com os animais de bandana vermelha com tarja colorida para não chegarem perto dos outros. Eles são amorosos, mas implicam com outros cães.

3- Ao receber o cão, verifique se a coleira está segura e confortável, ou seja, nem frouxa nem apertada. Se achar que a coleira está apertada, CHAME um dos coordenadores. Não alargue a coleira sem autorização.

4- Ao dar petiscos, deixe o cão longe de outros, pois ficam gulosos e podem brigar. Se cada voluntário doar um pouco de petisco, todos os peludos podem ganhar um agradinho. Não dê petiscos demais para um mesmo animal, pois ele terá dor de barriga. Devolva o copinho vazio na corda, por favor!

5- Recolha sempre o cocô e jogue a sacolinha plástica fechada na LIXEIRA. Caso se sinta desconfortável em fazer isso, avise um dos coordenadores. Ponha as embalagens de petiscos, plásticos, garrafas etc. na lixeira específica para materiais recicláveis.

6- Ao ser chamado para devolver o cão, traga o animal até a corda o mais rapidamente possível. Outros peludinhos ansiosos aguardam a hora de passear.

7- Comunique um coordenador se o animal estiver com algum sintoma, comportamento estranho ou machucado.

8- Traga água para seu consumo.

9- Como há poucas vagas de estacionamento, coloque o carro de forma que sobre mais espaço para outros veículos e ofereça ou venha de carona. Bicicletas podem ser guardadas dentro do pátio.

10- Não deixe objetos de valor dentro do veículo.

No mais é só diversão, carinho e integração entre humanos e patudos.

Seja sempre bem-vindo e sinta-se em casa! Sua presença é muito importante.

Esperamos por você TODOS os sábados (sem chuva), a partir das 14h30 (abril a novembro) ou 15h30 (dezembro a março) para fazer a alegria dos peludinhos. E a sua alegria também!

As fotos da Cão Terapia estão aqui:  https://plus.google.com/u/0/105240536945227889018

 

Sempre que chover no sábado, a Cão Terapia acontecerá somente na próxima semana. 

Muito obrigado,

Coordenadores da Cão Terapia

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Cão Terapia

  1. Natália Coelho
    4, abril, 2010 em 17:52 | #1

    Olá! Gostaria de participar do cão terapia e de conhecer mais essa organização que tanto me emocionou. Como não sou de Florianópolis e estou morando aí vai fazer um mês, gostaria de que me enviassem um mapa para eu poder chegar até vocês! Desde já agradeço.

  2. Ana Lúcia
    4, abril, 2010 em 22:42 | #2

    @Natália Coelho

    Olá Natália

    Você será muito bem-vinda!

    Como não achei o mapa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no Google, encaminho um link com a localização do cemitério, já que o CCZ fica ao lado dele:

    O canil municipal fica na SC-401, bairro Itacorubi.

    http://www.apontador.com.br/local/sc/florianopolis/funerarias_e_cemiterios/BZ9PWLLQ/cemiterio_municipal_itacorubi_sao_francisco_de_assis___itacorubi.html

    Até lá! : )

  3. Juliana Bringhenti
    13, abril, 2010 em 10:51 | #3

    Então,queria saber como faço pra participar do projeto.Se ainda esta ativo,no mesmo lugar e etc. Aguardo resposta.Beijão

  4. Ana Lúcia
    13, abril, 2010 em 15:52 | #4

    @Juliana Bringhenti
    Cão Terapia – todos os sábados sem chuva

    Horário: a partir das 15h

    Local: Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis, bem ao lado do cemitério do Itacorubi e em frente da loja Cassol, às margens da SC-401.

    O que levar: sacolas plásticas para recolher os cocôs do seu elegido, e se tiver coleiras e guias extras, também serão bem-vindas (mas se não tiver não deixe de ir, ok?). Se quiser levar petiscos para os peludos, são permitidos aqueles que forem específicos para cães. Sempre é bom levar uma garrafinha com água para seu consumo.

    Mais informações: (48) 9114-2537 / 9113-2106.

  5. Gabriela
    22, abril, 2010 em 20:20 | #5

    Parabéns pelo trabalho de vocês! Gostei mesmo. Prentendo começar a frequentar o Cao terapia o mais rápido possível, e divulgar para os conhecidos também 🙂

  6. Ana Lúcia
    22, abril, 2010 em 21:03 | #6

    Olá Gabriela

    Você será muito bem-vinda!

    Excepcionalmente neste fim de semana, a Cão Terapia acontecerá no domingo. Saiba mais aqui:

    http://www.obafloripa.org/blog/2010/04/pro-patudos-participe-do-dia-global-do-voluntariado-jovem/

  7. Larissa
    24, abril, 2010 em 00:13 | #7

    oi, gostaria de saber se para frequentar a cão terapia é só ir até o local, ou é preciso telefonar antes ou algo assim.
    Obrigada!

  8. Ana Lúcia
    24, abril, 2010 em 13:52 | #8

    Olá Larissa

    Para participar não precisa confirmar presença. A Cão Terapia acontece aos sábados não-chuvosos (excepcionalmente no domingo neste fim de semana), das 15h às 18h, no CCZ de Floripa.

    Até lá!

  9. Beatriz
    15, maio, 2010 em 20:00 | #9

    Olá, adorei a feira de adoção hoje. Tive um poodle, uma gata preta, uma galinha [sim, uma galinha], um coelho e atualmente tenho uma gatinha persa. Estarei na Cão Terapia do próximo sábado com certeza ^^

  10. Ana Lúcia
    15, maio, 2010 em 20:58 | #10

    Olá Beatriz, será muito bem-vinda! ;D

  11. chayane
    18, junho, 2010 em 14:06 | #11

    olá Amei esta iniciativa, sou completamente apaixonada por animais e me preocupo mt com eles, mas moro em apartamento e não posso ter nenhum animalzinho, por isso quero tirar uma duvida.. para ser voluntario é preciso adotar um animalzinho?

  12. Sheila
    14, julho, 2010 em 15:17 | #12

    Olá, Quero agradecer pelo trabalho que vcs fazem por esses anjos. Sabado sera minha primeira visita. Se Deus quiser estarei la! um bjo pra todos!

  13. Ana Lúcia
    14, julho, 2010 em 16:43 | #13

    Olá Sheila

    Você será muito bem-vinda! Até lá!

    Ana

  14. Vivian
    2, janeiro, 2011 em 22:01 | #14

    Olá, adorei saber dessa forma de voluntariado da OBA. Estava há um tempão atrás de algo desse tipo! Mas tenho uma duvida, qualquer pessoa pode participar, é isso? Abç.

  15. Ana Lúcia
    2, janeiro, 2011 em 22:18 | #15

    Olá Vivian

    Para participar da Cão, basta gostar dos peludos, só isso ; )

    Até lá!

    Ana

  16. Nancy
    27, fevereiro, 2011 em 12:19 | #16

    Oiiiiii!!!!! acabou o horário de verão, a partir de que hrs vai ser agora??? sábado estarei ali com minhas filhotas, e parabéns pelo trabalho!!!!!!!!!!um abraço!!

  17. Ana Lúcia
    27, fevereiro, 2011 em 13:35 | #17

    @Nancy

    Como continua fazendo muito calor, continuaremos com o horário de 15h30, até começar a esfriar um pouquinho. Sábado que vem tem o carnaval da Cão Terapia, nos encontramos lá! ;D

  18. Juliana da Rosa
    28, outubro, 2011 em 19:24 | #18

    Olá,

    gostaria de participar e queria saber se o horário (de inverno) ainda é o mesmo, 14h30.

    Obrigada,
    Juliana

  19. Ana Lúcia
    28, outubro, 2011 em 20:49 | #19

    Olá Juliana

    Nosso horário muda a partir de dezembro.

    Seja bem-vinda!

  20. Ana Júlia
    13, janeiro, 2012 em 19:58 | #20

    eu estava com vontade de ir amanhã se não chover, irá funcionar?

  21. Rafaela
    28, fevereiro, 2012 em 19:03 | #21

    Oi! Quero saber se a cão terapia vai ser no sábado(03/03) essa semana, se não chover é claro, que horas? E se eu posso eu posso levar como petisco para os animais pedaços de cenouras frescas cortadas na hora(eu mesma já faço para os meus cachorros por indicação dos veterinários) ou se é melhor levar o que esta sugerido no site.
    Muito obrigado, estou louca para começar a caoterapia! beijos

  22. Fabiana Bast
    29, fevereiro, 2012 em 10:06 | #22

    Oi, Rafaela. Sim, se não chover, faremos a Cão Terapia neste sábado (03/03) e você será muito bem-vinda! Pode levar as cenouras sim. Sugerimos bifinhos e biodogs porque são os preferidos da galerinha, mas petiscos naturais também podem ser levados. O que não pode: ossos de qualquer tipo, salsicha, frios, biscoitos humanos, pão etc.
    Os patudos te esperam neste sábado e em muitos outros ; )

  23. Claudia
    2, março, 2012 em 15:57 | #23

    Eu gostaria de ir ao Cão Terapia desse sábado, mas não sei como faço para chegar até lá, pois estou em Ingleses e sem carro. Estou procurando nos sites o trajeto de ônibus, mas está complicado. Se puderem me ajudar ou dar alguma dica, agradeço! Abçs.

  24. Ana Lúcia
    2, março, 2012 em 22:08 | #24

    @Claudia
    A melhor maneira de ir para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) saindo do Norte da Ilha é pegar o 233 CANASVIEIRAS – TRINDADE, no TICAN. Depois de dar a volta no TITRI, UFSC e UDESC, passa e pode parar no ponto em frente ao CCZ sem precisar atravessar a SC-401.
    Se parar no TITRI, você pode pegar um ônibus que vai para o norte da ilha. É o primeiro ponto de ônibus passando o viaduto do Itacorubi, que fica em frente ao cemitério. O ponto de ônibus que você deverá descer fica em frente à loja Cassol Material de Construção. Você vai parar bem em frente ao CCZ. Até lá!

  25. Fabiola Dohle
    10, agosto, 2012 em 00:22 | #25

    Olá!! Muito parabéns pelo projeto maravilhoso que desenvolvem. Sempre tivemos cachorros e gatos. Mas moramos agora em apto e fica difícil te los. Gostaria de poder participar desse projeto e cuidar deles que sempre nos tratam muito bem. Ainda acontece aos sábados? Gostaria de ir com as crianças. Muito obrigada!!

  26. Eliza
    6, dezembro, 2012 em 11:40 | #26

    Só tenho a agradecer ao projeto pois adotei minha cadelinha “bebel” e ela é a nossa alegria .

  27. Tabatta de Oliveira Asp
    1, julho, 2013 em 11:26 | #27

    Oi!

    Gostei do movimento!
    Qual será o horário esta semana?
    Posso levar minhas irmãs, de 6 e 12 anos?

    Obrigada!

  28. Fabiana Bast
    2, julho, 2013 em 14:48 | #28

    Neste sábado será o Arraiá da Cão Terapia, das 14h30 às 18h. Se chover, acontecerá no sábado seguinte. Pode levar suas irmãs, claro, mas é necessário acompanhá-las,no passeio com os cães, principalmente a menor, de 6 anos. Até lá!

  29. cicera maria pereira gomes
    28, abril, 2014 em 07:53 | #29

    ola adorei tudo gostaria muito de ajudar de qalquer forma amo animais e odeio quem comete maus tratos com eles tenho duas cachorras 1 que crio desde que nasceu e 1 que peguei porque estava sofrendo maus tratos quero muito conhecer tudo e participar sou de fortaleza mais estou morando temporariamente aqui em floripa.

  30. Evilyn
    5, maio, 2015 em 13:44 | #30

    Tive uma duvida, os voluntários passeiam com cada cão? sendo que cada um tem 45 min de diversão com a pessoa?

  1. 26, dezembro, 2009 em 14:34 | #1
  2. 10, fevereiro, 2010 em 17:01 | #2
  3. 29, abril, 2010 em 20:48 | #3
  4. 8, setembro, 2012 em 13:33 | #4
  5. 3, outubro, 2012 em 20:51 | #5
Os comentários estão fechados.