Página Inicial > Mutirão Mata-fome > Mutirão Mata-Fome no site ANDA!!

Mutirão Mata-Fome no site ANDA!!

Voluntários visitam áreas de pobreza para ajudar os animais em Florianópolis (SC)

ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

“Para se tornar inesquecível, basta deixar pegadas que possam ser seguidas” (Viviane Cerioli)

Grande Florianópolis, Aldeia Indígena de Biguaçu. Sábado, 10 de abril, 3h15min da tarde.

O carro sacoleja pelo caminho irregular. Pacotes de ração pulam de um lado a outro no porta-malas e banco traseiro. Entre eles, cinco voluntários espremidos.

O motor para. Do lado de fora, os cães já estão saltando e grunhindo de ansiedade.

Quando as portas se abrem, o velho Pudju esquece da artrite, Nina ignora a úlcera na córnea, Polícia pára de se incomodar com os carrapatos. E não são só eles três, as outras dezenas de cães também estão explodindo de alegria com a chegada dos visitantes.

É só nesse dia da semana que eles são notados de verdade, como seres vivos. Nesse dia são compreendidos e amados. Esse é o dia do Mutirão Mata-Fome, em que a alegria é muito bem justificada.

Realizado semanalmente pela OBA, Organização Bem-Animal, o Mutirão Mata-Fome tem o intuito de castrar, medicar e alimentar animais carentes que vivem em áreas de pobreza. O objetivo principal é evitar maus-tratos, sendo a castração um passo importante para tal. Ativo desde setembro de 2008, o projeto já realizou mudanças notáveis na vida de mais de 300 animais.

mutirao-mata-fome-obafloripa-001

No começo, o que se via eram cães e gatos sem pêlos com fungo e sarna, costelas salientes e feridas abertas. Os indígenas da região têm animais por acreditarem que os mesmos sirvam de escudo para doenças; por exemplo, antes de um índio pegar leptospirose, um cachorro há de pegar. É óbvio que, vivendo com pessoas que têm essa mentalidade, os animais não teriam chance alguma, escudos são escudos, quem haveria de se importar com eles?

Os voluntários da OBA responderam a essa questão. Eles se importaram. E fizeram toda a diferença. “Não dá mais para ignorar esses animais”, disse a idealizadora da ação Ana Lúcia Martendal, “eles dependem totalmente da gente”.

mutirao-mata-fome-obafloripa-002

Hoje, embora a situação ainda seja complicada, já se vêem alguns pêlos brilhantes, olhinhos vivos e rabinhos abanando. Os animais recebem cuidados básicos na própria aldeia, como vermífugos e medicamentos para sarna. Em ocasiões não tão raras de doenças graves ou situações de desnutrição severa, os animais são internados em clínicas veterinárias adequadas.

Além de medicar, a OBA alimenta os peludinhos durante a visita e deixa com os índios um punhado de ração que há de durar para a semana inteira. Assim que os voluntários colocam as vasilhas no chão, os animais devoram os grãos como aspiradores. Alguns gatos se aventuram em meio a eles, tamanha fome; mas, acalme-se, os voluntários da OBA se preocupam com todos, os gatinhos logo são colocados em áreas mais altas para comerem em paz, o que fazem com grande prazer.

Aldeia indígena Maciambu - Palhoça

Aldeia indígena Maciambu - Palhoça

Carro, gasolina, remédios, ração, veterinário e castrações. Nada disso sai barato, nada é de graça nem mesmo para essa ONG maravilhosa. A OBA vive totalmente de doações ou fundos arrecadados com o “Brechó do Totó”, brechó realizado com roupas, livros e objetos diversos (todos doados também). Ou seja, para que os patudos da aldeia continuem festejando os sábados, a OBA aceita até doação de remédios que os animais de estimação de alguém deixaram de tomar por algum motivo, aqueles que costumam vencer no fundo do armário.

A ração é recolhida em pontos específicos da cidade, como a pet shop Patas e Pelos e a clínica veterinária Biofilia. Recentemente, a OBA ganhou mais uma aliada na coleta de doações, a polícia militar, que colocou uma caixa para sacos de ração e cartazes do Mutirão em seu Quartel de Comando no Centro da cidade de Florianópolis.

E, para quem está longe e quer ajudar, a ONG tem duas soluções: a campanha “Doe dois reais” e a doação de um Vale-Castração no valor de 50 reais, o animal beneficiado será fotografado e as fotos divulgadas para seu benfeitor. É claro que doar outros valores é, além de possível, muito viável e de grande ajuda, sendo que a OBA garante prestação de contas para comprovar o destino das verbas.

2º Mutirão Mata-Fome em parceria com a UNISUL (Universidade do Sul de SC)

2º Mutirão Mata-Fome em parceria com a UNISUL (Universidade do Sul de SC)

Como bem disse a voluntária Viviane Cerioli, “As pessoas geralmente se esquivam dizendo que não têm dinheiro, mas para ajudar basta que deixe de fazer as unhas por uma semana ou deixe de tomar mais um chopinho, e doe essa quantia para nossos projetos. Qualquer valor faz a diferença na vida daqueles que não tem como pedir!”. E é bem essa a realidade do Mutirão Mata-Fome, para os humanos, um pequeno gesto; para os animais, toda uma vida de diferença.

E, falando em vida, nada pode ter mais vivacidade do que os olhinhos de despedida dos cães e gatos ao verem o carro, agora com mais espaço para os cinco voluntários, se distanciar da aldeia. Olhinhos que irão continuar fixos nesse ponto por um bom tempo, é por ai que eles, os voluntários, irão aparecer novamente no sábado seguinte com as novas doações -desde que elas existam, é claro.

E os rabinhos voltarão a abanar no único dia da semana em que são compreendidos e amados.

Veja fotos do Mutirão Mata-Fome: http://picasaweb.google.com.br/oba.floripa

Assista também ao vídeo da ação feito pela voluntária Viviane.

Fonte: ANDA

Link: http://www.anda.jor.br/?p=57137

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Mutirão Mata-fome

  1. Juçanã Monteiro
    3, maio, 2010 em 11:25 | #1

    Parabéns pelo trabalho tão bonito que voces fazem!
    Gostaria de ajudar com o valor de uma castração.
    (R$ 50,00. Favor passar o nº da conta bancária para que eu possa fazer o depósito.
    Grata,

    Juçanã Monteiro

  2. Diego
    3, maio, 2010 em 14:19 | #2

    Olá Juçanã, a conta encontra-se no post de Doação ( http://www.obafloripa.org/blog/como-ajudar/doacao/ ). Vou colar o que está escrito lá:

    Os depósitos poderão ser feitos na conta corrente da Organização Bem-Animal:
    Banco do Brasil – Ag. 1453-2 – c/c 36.798-2 – CNPJ 09.454.046/0001-55

    Quando fizer a sua doação envie um e-mail identificando a data / valor / forma como doou (vale castração), assim destinamos sua doação para o fim indicado.

    Muito obrigado por querer ajudar e pelo elogio!

  3. luciana
    8, junho, 2010 em 21:01 | #3

    Olá..quero muito ir junto com vcs na mutirão, mas não tenho carro, tem carona??? Se tiver, onde podemos nos encontrar? Aguardo retorno…

  4. Ana Lúcia
    8, junho, 2010 em 21:22 | #4

    @luciana

    Olá Luciana

    Você será muito bem-vinda! Sempre precisamos de ajuda, pois são muitos peludos para alimentar, tratar, dar carinho e atenção.

    O próximo Mutirão Mata-Fome será no domingo (13/06). Não temos ponto de encontro, mas se você precisar de carona podemos buscá-la em dois lugares, a sua escolha:

    Na ilha: no posto de combustível Santa Rita, em frente à Rodoviária, às 15 h

    No continente: na loja Repecom, no trevo de Barreiros, às 15h30.

    Precisamos do número do seu celular, caso aconteça algum imprevisto/atraso. Escreva para: oba@obafloripa.org

    Abraços e até lá!

    Ana Lúcia

  5. luciana
    9, junho, 2010 em 20:43 | #5

    Enviei um email p/ vc Ana Lucia com o meu telefone.
    Até lá!!!

  6. victoria
    27, agosto, 2010 em 00:31 | #6

    que lindo trabalho, parabéns! é bom saber q ainda existem pessoas boas nesse mundo…

  7. 22, fevereiro, 2011 em 22:56 | #7

    Adorei! Amo animais e achei super importante este trabalho! Parabens! Aqui do meu modo tento fazer um pouquinho tambem …

  8. Tatiane
    23, maio, 2011 em 17:21 | #8

    Olá! gostaria de ir com vcs também!!!! posso
    aguardo retorno se possivel para o meu email =D grande abraço pra vcs!!!!

  9. Ana Lúcia
    27, maio, 2011 em 10:40 | #9

    Olá Tatiane

    Sua presença no Mutirão Mata-Fome fará toda a diferença. Vamos te escrever para combinarmos um ponto de encontro nesse domingo, ok?

    Até lá!

  10. vania
    5, julho, 2011 em 15:31 | #10

    Olá..parabéns pelo trabalho..tenho 7 peludinhos adotados..
    Gostaria muito de ajudar com alguma coisa.ração, material de limpeza…
    Como posso fazer?
    Entrem em contato no meu e-mail, por favor.
    Obrigada.

  11. 8, julho, 2011 em 00:11 | #11

    Amados amigos,

    Não conhecia o trabalho de vocês. Estou simplesmente sem palavras. Hoje, foi uma das coisas mais lindas que vi. parabéns a todos esses anjos de luz. Vou ler a respeito, me inteirar para ajuda-los. gostaria de levar essa informacão para meu espaço se for permitido, acho que a divulgação quanto mais melhor. caso queiram me enviar essa postagem por email fiquem a vontade, vou repassa-la para todos os amigos.

    sucesso conte sempre com o hospital
    abraços de luz

  12. Ana Lúcia
    13, julho, 2011 em 20:00 | #12

    Vania e Esperança

    Muito obrigada pelo apoio e palavras carinhosas. Enviamos e-mail para vcs, vejam lá ;D

  13. Andressa
    22, agosto, 2011 em 10:48 | #13

    Olá!
    Admiro muito o trabalho de vcs, mas gostaria de ajudá-los no Mutirão da Fome, pois amo animais e preciso fazer alguma coisa por eles, sei q não posso ficar parada, então, gostaria de saber como eu e o meu marido faremos para participar, além de fazer doações, onde vcs se encontram, quais os dias e demais informações!! Grande abraço!!

  14. 22, agosto, 2011 em 12:12 | #14

    Olá Andressa!

    A OBA tem dois projetos fixos: A Cão Terapia, que acontece todos os sábados sem chuva no CCZ de Florianópolis, que fica ao lado do cemitério do Itacorubi, na SC-401. Para participar basta ir ao local indicado. Os animais agradecem a visita com lambidas, olhinhos brilhantes e caudas sacudidas. Mais informações acesse: http://www.obafloripa.org/projetos.php
    Outro projeto é o Mutirão Mata Fome, que acontece em áreas de pobreza, principalmente na Aldeia Indigena de Biguaçu, onde aproximadamente 150 animais, entre cães e gatos, residem na mais extrema precariedade. A periodicidade e a quantidade de animais amparados depende do apoio que recebemos, portanto, toda ajuda, do tamanho que seja, é sempre bem-vinda. Normalmente, acontece nos domingos de manhã.
    Para saber de todos os eventos que a OBA está promovendo ou participando sempre fique atenta à programação: http://www.obafloripa.org/eventos.php
    E o restante das informações são divulgados aqui no blog.
    Aqui você também encontra mais informações de como ajudar: http://www.obafloripa.org/comoajudar.php

    Obrigada por ajudar os patudos! Quem sabe nos veremos logo, não é?
    Abraços

  15. Dayana Gomes
    13, novembro, 2011 em 13:04 | #15

    Olá!
    Admiro muito o trabalho de vcs, mas gostaria de ajudá-los no Mutirão Mata-Fome, mais infelizmente não posso ser voluntária indo às aldeias. gostaria que vcs me mandassem um e-mail com a conta de vcs pra eu pode ajudar, não é muito mas juro que é de coração e sempre que puder irei ajudar…
    Ahhhh eu amei todos os cachorros da aldeia, especialmente o Bruno, ele é lindo, vejo que é muito carente. O que posso fazer por ele??? poderia ser madrinha???? moro em RECIFE. INFELIZMENTE NÃO TENHO COMO IR AI… MAIS QUEM SABE UM DIA…
    Aguardo retorno no meu e-mail. Um abração e parabéns a todos da Oba… que Deus abençoe todos vcs

  16. 14, novembro, 2011 em 22:57 | #16

    Olá Dayana!
    Muito legal saber da sua admiração por nossa luta pelos animais. E melhor ainda é saber que podemos contar com sua ajuda para mantermos as nossas ações.
    Para ajudar o Bruno poderias financiar a sua castração e doar mensalmente ração para a sua casa, pois não temos como alimentá-lo separado dos seus cãopanheiros.
    Aubraços!

  17. Daniela Antunelli
    10, dezembro, 2011 em 12:42 | #17

    Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar o trabalho de vcs, realmente é muito lindo e comovente, parabéns…em segundo, gostaria de ajudar com alimentos e tb com vale castração só não sei como, então peço que me oriente como posso realizar essas doações. Fico aguardando resposta, obrigada
    Um gde abraço a todos, em especial aos patudos….

  18. 10, dezembro, 2011 em 14:04 | #18

    Olá Daniela!
    Nós que agradecemos o seu interesse em ajudar, atitude tão escassa hoje em dia.
    Nesta sessão você encontrará respondida todas as suas dúvidas: http://www.obafloripa.org/blog/como-ajudar/doacao/
    Os peludos agradecem a sua ajuda!
    Aubraços!

  19. Sendy Coelho
    13, janeiro, 2012 em 17:13 | #19

    Oii…gostaria de ser voluntaria no multirao, como eu faco? Por favor entrem em contato comigo, pois quero fazer a diferenca! Beiijooos

  1. Nenhum trackback ainda.

 
Por favor digite no campo abaixo a palavra: OBA
No preencha o campo abaixo.