Página Inicial > Protesto > Carta à Polícia Militar Catarinense

Carta à Polícia Militar Catarinense

Cartaz-protesto Farra do BoiAo contrário do que se pensa, a Farra do Boi não acontece apenas na época de Páscoa. Em Florianópolis, vem acontecendo nos finais de semana e feriados, com o conhecimento da Polícia Militar.

No início de dezembro, ao recebermos um depoimento desanimador da inércia da polícia e a informação de que uma farra estava marcada para dia 18 do mesmo mês, no bairro Pantanal, fizemos de tudo o que estava ao nosso alcance para evitá-la. E vocês acreditam que, mesmo com toda a mobilização junto aos órgãos competentes e imprensa, esta farra anunciada aconteceu normalmente?

Em janeiro desse ano, um policial covarde e desequilibrado atirou no boi, apenas porque o pobre animal estava solto na rua. Segundo uma informante anônima, o policial que disparou provocava os farristas dizendo” Vocês querem o boi? Ele está aqui. Podem vir buscar!”. A mesma pessoa, ao se aproximar do boi, ainda foi insultada pelo policial: “Está olhando o quê? É seu parente? ” Segundo ela, não deixaram tirar fotos do animal morto. Então é um completo despreparo da nossa polícia catarinense. Ano passado, outro boi também foi alvejado – veja aqui

Se a Farra do Boi é crime por incitar violência contra os animais, causando inclusive a sua morte, atos como este da polícia também deveriam ser investigados e punidos!

Então vamos começar a exigir desta mesma polícia ações concretas contra a Farra do Boi, que evite a sua realização durante todo o ano (quando a polícia resolve aparecer, os farristas esperam os policiais irem embora para soltar o boi, às vezes até 3, 4 da manhã); que prenda os farristas presentes no local, que os identifique e jamais dispare no boi com armas de fogo, mas com espingardas com dardos tranquilizantes, se for o caso. E onde está a “inteligência” da polícia nessas horas? Como é que nunca identificam quem soltou o boi, quem comprou, de onde ele veio?

Acessem o site da Ouvidoria Geral e protestem contra a ação omissa e muitas vezes cruel contra os animais usados na farra pela polícia catarinense:

http://www.ouvidoria.sc.gov.br/cidadao/. Basta preencher os dados e enviar.

Sugestão de texto a ser enviado:

Diante das várias ocorrências de Farras do Boi que vem acontecendo nos últimos meses a cada fim de semana em alguns bairros de Florianópolis, particularmente na Rua Rosa, no Pantanal, e diante da omissão da polícia, que não dispersa os farristas presentes, e que na maioria das vezes nem comparece, não atendendo às várias chamadas dos moradores do local –  que são obrigados a suportar a baderna ali instalada  e danos ao patrimônio particular (carros e casas depredadas) – , e o que é pior, quando aparece, até sugere aos farristas terem cuidado para que o boi não fuja para a rua para “evitar tumulto com os moradores”, venho exigir ações concretas e firmes da Polícia Militar para evitar que a Farra de fato aconteça:

a) identificando e prendendo os farristas, uma vez que a Farra é crime;

b) investigando os responsáveis pela realização do evento – quem compra, quem vende, quem financia, quem transporta o boi até o local;

c) utilizando armas com dardos tranquilizantes em vez de armas de fogo, evitando assim a morte cruel e desnecessária do animal, que, como vítima, deve ser acudida e protegida.

A Farra do Boi, diferentemente do que muitos policias acreditam, não é uma manifestação cultural: é uma tradição ultrapassada, imoral e vergonhosa.  É um ato criminoso contra a vida de animais inocentes que são obrigados a correrem atrás de farristas embriagados e drogados.

Att.

NOME COMPLETO

CIDADE/ESTADO


Copiem o texto e encaminhem cópia para:

ouvidoria@mp.sc.gov.br, cmich@pm.sc.gov.br, vicegovernador@gvg.sc.gov.br, pge@pge.sc.gov.br, gabs@sea.sc.gov.br, seccasacivil@scc.sc.gov.br, secretario@secom.sc.gov.br, gabsae@sae.sc.gov.br, san@san.sc.gov.br, assuntosestrategicos@gge.sc.gov.br, sjc@sjc.sc.gov.br, gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br , gbs@spg.sc.gov.br, sed@sed.rct-sc.br, ci@alesc.sc.gov.br, presidencia@tce.sc.gov.br, tjmail@tj.sc.gov.br, cee@cee.sc.gov.br, ouvidoria@mp.sc.gov.br, cidado@camara.gov.br, cmtg@pm.sc.gov.br,cme@mp.sc.gov.br

Aqui você encontra a Carta-protesto contra a Farra do Boi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks

Ana Lúcia Protesto

  1. Mario Henrique da Silva
    26, junho, 2011 em 13:10 | #1

    tavam cumprindo a sua missão, de não deixar fila dupla sem motorista, entendo que estes militares deveriam ter um melhor treinamento, pois quem estava descumprindo a lei não era eu.
    Sds
    Mario Henrique

  1. 21, fevereiro, 2011 em 18:31 | #1

 
Por favor digite no campo abaixo a palavra: OBA
No preencha o campo abaixo.