Página Inicial > Entrevista, Notícias > Toxoplasmose: Programa “Bem Estar” reforça erros da novela

Toxoplasmose: Programa “Bem Estar” reforça erros da novela

O Programa Bem Estar dessa segunda-feira (11) abordou o assunto Toxoplasmose, tamanha repercussão negativa de uma cena em Insensato Coração sobre gravidez, gatos e a doença. Infelizmente o programa de saúde reforçou os erros da novela, o que já pode ser visto na primeira pergunta do apresentador ao infectologista e veterinária presentes:

“A Carol tinha razão, era um gato de rua, ela tá grávida, ela realmente não deveria pegar nesse gato, né?”


Segue na íntegra a crítica que a super Sheila Moura publicou em seu blog, o Grito do Bicho.

***

PROGRAMA DE “SAÚDE” DA GLOBO REFORÇA ERROS DE NOVELA

Por Sheila Moura

perder“Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas, aprendendo a jogar….” . Lembrei desta frase da musica cantada pela Elis Regina.

Em todas as ações que realizamos até hoje obtivemos êxito, porém, nesta vamos ter que aguardar nova oportunidade de acabar com este maldito preconceito contra os animais, supostamente causadores de doenças para humanos.

O conceito é tão arcaico que chega doer a alma quando pressupomos que a TV Globo representa a modernidade e o máximo na informação. Não vencemos, não nos ouviram, ignoraram nossas informações corretas e mantiveram a imbecilidade, reforçada por um programa que deveria promover o real Bem Estar.Bem, o programa para quem não viu está aí:

Nesta segunda parte, o doutor fala no gato fazendo cocô na caixa dágua..
ishi, que doeu demais….imaginem a cena sureal…. kakakaka

E, como última cartada, enviei à direção do Programa Bem Estar o pedido de nos pronunciarmos, lógica e cientificamente, provando que o especismo e antropocentrismo impera levando aos abusos de um poder efêmero. Sou de uma geração que viu emissoras crescerem e mesmo poderosas caírem “na chon”. Como diz Lulu Santos: “A vida vem em ondas.. Como um mar… Num indo e vindo infinito”.Leiam o e-mail:

—– Original Message —–
From: falabicho
To: patricia.carvalho@tvglobo.com.br
Sent: Monday, April 11, 2011 3:38 PM
Subject: pedido

Olá Patrícia
sei dos bons serviços prestados pelo Programa Bem Estar. Porem, gostaria de implorar (estou falando implorar mesmo) para dar voz aos profissionais que lutam pelo fim deste estigma de que animais são os vilões contra a saúde humana. Temos uma visão desligada do especismo e do antropocentrismo que comprova que o único ser nocivo no planeta é, lamentavelmente, o humano.

O programa de hoje me fez muito mal e o fez, também, às pessoas que são estudiosas do tema. Quer ter uma idéia? o exemplo dado pelo Dr. sobre gatos fazerem cocô dentro da caixa d’água e daí contaminaria a água contradiz tudo que a veterinária disse anteriormente quando afirma que o toxoplasma precisa de um tempo para maturar e eclodir. Ora, as fezes molhadas jamais contaminariam a água e me diz em que lugar do mundo, gato faz cocô dentro da caixa d’água? é desconhecer, no mínimo, a caricatura que se faz sempre do gato cobrindo as fezes com alguma coisa pois nem ele suporta o cheiro…. Já pensou o gato fazendo coco na água e ato continuo cobrindo com água? chega a ser hilário a imagem…

OU seja, minha prezada, quem a produção escolheu para falar SOBRE O TEMA NÃO FORAM AS PESSOAS CERTAS para promover uma VERDADEIRA INFORMAÇÃO. Posso dedicar horas rebatendo as contradições do programa de hoje.

Fiquei muito assustada quando ouvi que o programa falará de “pombos” . Quase cai para trás quando ouvi que “eles sim são verdadeiros transmissores de graves doenças”. Patrícia, me responde só uma coisa: com a quantidade destas aves espalhadas pelas grandes capitais (centros e subúrbios) não era para todos estarem nos CTI´s da vida? Por que os columbófilos e criadores de aves não morreram de tantas doenças? Não é hora de alguém parar e dizer: afinal, onde estão as vítimas destes animais malvados?

Se houveram 80 casos de toxoplasmose – QUE É UMA DOENÇA AUTO-IMUNE E QUE NENHUM DOS DOIS PROFISSIONAIS FALARAM – no ano passado, sabe o que representa isto na população? 0,0000041% … valores que não são considerados dentro de nenhum quadro estatístico. Ou seja, um programa como o que dirige, caro deste jeito, com informações desencontradas e ERRADAS, para uma situação de saúde humana que nem entra em estatística. Ah, sem esquecer que, este numero de 80 casos, todos deveriam ser de imuno-deprimidos (AIDS).

Enquanto isto, milhares de gatos e outros animais são vítimas das maiores crueldades porque são considerados transmissores de doenças. Quem sofre com tudo? nós, que os socorremos e nos destruímos EMOCIONALMENTE pelas injustiças corroboradas pela ignorância, desconhecimento e poder de uma emissora de TV como a Globo.

Bem, Patrícia, eu poderia lhe oferecer toda a lógica e comprovação científica do quanto mitos prejudicam a nós, humanos sensíveis a causa de defesa animal. É uma covardia e crueldade conosco também. E estou aqui para lhe pedir, LHE IMPLORAR, que nos dê direito de informar corretamente e PROVAR que tudo não passa de uma visão especista que necessita desconstruir o papel dos animais na natureza como bem explica Desmond Morris (O Macaco Nu) em seu livro Contrato Animal.

Faça um debate que mostraremos as contradições sobre tudo relacionado às doenças transmissíveis por animais. Vc. sabia, só para encerrar, que dados oficiais da OMS comprovam que o maior transmissor de doenças infecto-contagiosas (69%) é o próprio humano, depois seguido de alimentos, água e com um percentual de 0,69% outros animais (baratas,ratos). Vc. pode comprovar tudo isto, pois são dados oficiais.

Por favor, Patrícia, EU IMPLORO A CHANCE de comprovar o quanto as pessoas estão desinformadas.
obrigado
sheila moura
Presidente-fundadora da Sociedade Educacional “Fala Bicho”

Link: http://ogritodobicho.blogspot.com/2011/04/programa-de-saude-da-globo-reforca.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Entrevista, Notícias

  1. Betty Mota
    14, abril, 2011 em 15:07 | #1

    Gente,
    se não fosse triste seria hilário.
    Imaginem a cena:
    um gato tentando distribuir as quatro patas em cima da caixa d’agua para fazer cocõ.
    Ridículo!!!!!!!!!!
    Gente incompetente,
    fazem a emenda pior que o soneto.

  1. Nenhum trackback ainda.

 
Por favor digite no campo abaixo a palavra: OBA
No preencha o campo abaixo.