Untitled Document

 
ADOÇÃO

 

Há milhares de animais especiais esperando por um lar!

Antes de comprar um animal, saiba que adotar é contribuir para tirar mais um bichinho das ruas ou de situação de maus-tratos. E depois que você encontra um amigo de verdade, descobre que não importa se ele tem nome e sobrenome ou apenas um apelido. O mais legal é saber que vocês têm um ao outro!

Comprar um amigo é fortalecer o comércio de animais - que alimenta o lucro - e a idéia de que nossos amigos podem ser tratados como objetos. Os bichos não são propriedade do homem, mas sim companheiros por toda a vida.

O comércio de animais incentiva essa relação: pagando para obter uma vida, o homem se coloca na posição de proprietário e, muitas vezes, quando se sente cansado ou impaciente com as peraltices de um filhote ou os cuidados especiais que precisa destinar a um animal idoso, o abandona à própria sorte, como se fosse uma cadeira velha, pronta para ser levada para o lixo ou recolhida por alguém que encontre alguma utilidade que ele mesmo já não enxerga.

NÃO SEJA UM DONO. PREFIRA SER UM COMPANHEIRO.

Quer adotar um animal? Clique aqui


GUARDA RESPONSÁVEL

 

Ao decidir ter um animal lembre-se de que estará optando por cuidar de uma vida, que dependerá inteiramente de você. Os animais requerem diversos cuidados: tempo, condições econômicas e espaço físico. É melhor você não ter um bichinho se não tiver todas as condições de oferecer o que ele realmente necessita. Não ceda à pressão de seus filhos - a responsabilidade pela guarda do animal será sua, e não deles.

SE FOR ADOTAR, LEIA E IMPRIMA O TERMO DE ADOÇÃO.


CASTRAÇÃO

 

A castração é, antes de tudo, um ato de amor e cuidado com o seu animal. Castrando seu bichinho você contribui com a diminuição do abandono de animais e da superpopulação de cães e gatos decorrentes do abandono. Claro que é lindinho ver nascer miniaturas de seu amigão, mas e depois? Você tem certeza de que conseguirá encontrar um lar tão amoroso quanto o seu para todos os filhotes? E a próxima ninhada? E a próxima, e a próxima...? Se o seu desejo é ter mais um amigo, adote!

A castração é uma cirurgia simples que só traz benefícios. O animal não sentirá nenhuma dor, já que a intervenção é realizada por um médico veterinário e com a utilização de anestesia geral.

Não pense que por ter um amigo macho ele não precisa ser castrado. Será que ele já não deu umas voltas sozinho ao descobrir uma fêmea no cio e acabou colocando descendentes no mundo? E será que esses descendentes todos conseguiram um lar ou acabaram nascendo na rua? Sem contar que a relação que o animal tem com o sexo é totalmente diferente da que nós temos. O homem pratica o sexo em busca de prazer, enquanto que o animal o faz por uma necessidade fisiológica movida pelo instinto. Privá-lo de suas atividades sexuais não é uma crueldade como seria com o homem, mas sim um ato em nome de sua saúde e de seu conforto.

OPTE PELA CASTRAÇÃO. BENEFÍCIOS NÃO FALTAM:

  • Na fêmea, evita a gravidez psicológica, a piometra (infecção no útero) e reduz consideravelmente as chances de tumores mamários. Nos machos, previne tumores de testículos e de próstata.
  • A castração acaba com o cio, evitando as perigosas fugas; termina com o constrangimento de cães machos "agarrando" pernas ou braços das pessoas; diminui a demarcação do território (xixi fora do lugar); acaba com a agressividade motivada por excitação sexual constante.
  • Animais castrados não ficam bobos nem apáticos, apenas ficam menos agitados ou agressivos por causa dos hormônios sexuais. O cão castrado continua com seu instinto de guardião da casa, pois sua personalidade não muda.
  • A castração não engorda o animal, desde que os exercícios e a quantidade de comida sejam adequados.
  • O animal castrado vive mais e com mais qualidade de vida, pois o cio desgasta o bichinho e o faz sofrer.

SAIBA QUE:

  • As gatas entram no cio todo mês e as cadelas, de seis em seis meses.
  • Uma única cadela, em cinco anos, pode gerar mais de 500 descendentes diretos ou indiretos. E a maioria destes animais acabará morrendo no abandono ou sendo vítima de todo tipo de violência.
  • Não é necessário aguardar o primeiro cio! Muitos veterinários recomendam a castração antes da puberdade, a partir dos seis meses nos cães e quatro meses nos gatos.


ABANDONO

 

A questão do abandono é muito grave e traz conseqüências sérias não só para os inúmeros animais que vagam pelas ruas. Todo ser vivo merece respeito e cães e gatos não fogem a esta regra.

E se você tem um animal, mas não pode mais ficar com ele, não o abandone! Arrume um lar amoroso onde ele possa ser feliz e dar todo o amor que tem sobrando.


MAUS-TRATOS

 



Você sabe que manter um cão confinado em um canil, ou preso em uma corrente é crime e dá cadeia?
Leia abaixo outros itens que se configuram maus-tratos e que devem ser denunciados:

  • Não dar alimentação adequada e em quantidade suficiente;
  • Não fornecer água limpa diariamente;
  • Mantê-lo preso em canis minúsculos ou correntes curtas, impossibilitando o animal de se exercitar;
  • Mantê-lo preso em locais sujos e sem abrigo adequado contra sol, vento, frio e chuva;
  • Abandoná-lo, espancá-lo ou envenená-lo. Sacrificá-lo com métodos cruéis e sem necessidade comprovada por médico veterinário também é crime;
  • Capturar e manter aprisionados os animais silvestres;
  • Obrigar o animal a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças;
  • Negar assistência veterinária a animal ferido ou doente;
  • Promover violência, como as rinhas de cães, de galo e farras-do-boi.

A Lei que protege os animais é a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.

COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS:

Faça um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima, com o máximo de informações possíveis (nome do agressor e endereço completos, placa do carro se foi atropelamento, etc).

Em Florianópolis, apresente a cópia do Boletim de Ocorrência à Diretoria do Bem Estar Animal (Dibea), que fica localizada no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

Endereço do CCZ:

End.: Vila Ivan Matos, ao lado do Cemitério e em frente da loja Cassol Materiais de Construção.

Itacorubi - Florianópolis – Santa Catarina – CEP 88032-005

Horário: 9 às 18h

Fones: (48) 3237-6890/ 3234-5677

Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/bemestaranimal/
 

Punição

Detenção de três meses a um ano, além de multa. Mas, geralmente, a pena é revertida em serviços comunitários ou em pagamento de cestas básicas.


Registre Boletim de Ocorrência online:

 

Santa Catarina: http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao/

 

São Paulo:  http://www.ssp.sp.gov.br/bo/

 

Rio Grande do Sul: http://www.pc.rs.gov.br/delegacia_online.php

 

Pernambuco: http://ww8.sds.pe.gov.br/delegaciainterativa/

 

Sergipe: http://www.delegaciavirtual.se.gov.br/

 

Bahia: https://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/main/